terça-feira, 15 de novembro de 2011

O DESAPARECIMENTO DOS ANASAZI A CIVILIZAÇÃO DOS HISATSINOM

 
Boa Noite Notívagos...Os Anasazi eram um antigo povo indígena norte americano que viveu cerca de 1.200 a.C. onde hoje fica o Four Corners, nos Estados Unidos. A população Anasazi desapareceu completamente antes da chegada de Colombo à América. deixaram vários monumentos em diferentes locais, dois deles foram classificados como patrimônio mundial pela UNESCO. E por não existirem provas escritas de como se auto-intitulavam. O nome Anasazi é apenas o nome que os Navajos contemporâneos dão ao antigo povo construtor de cidades. A palavra Anasazi significa "os antigos" ou "os antigos inimigos" na língua navaja. Os índios Hopi usam a palavra a Hisatsinom já que consideram o termo Anasazi desrespeitoso. Os restos encontrados mostram um conhecimento de cerâmica, tecelagem e irrigação. Além disso, faziam observações dos movimentos solares e usavam vários símbolos que, até hoje não foram decifrados. Considera-se que os atuais descendentes dos Anasazi são os índios pueblo,como os Zuni e os Hopis. Mas não se sabe ao certo se realmente existe continuidade étnica entre estes povos e os Anasazi. Eles foram uma tribo que deixou alguns mistérios, que até hoje ninguém foi capaz de responder, por exemplo: o porquê de eles construírem suas habitações em locais tão estranhos? A tribo buscava locais bem complicados para morar, além de serem em penhascos muito altos, dificultavam a entrada tanto por cima quanto por baixo. Algumas escavações foram feitas nas paredes de gigantescos desfiladeiros. Teóricos afirmam que com isso, os povoados ficavam protegidos tanto da chuva, quanto a neve no Inverno e do calor no Verão. Contudo as povoações situavam-se longe dos campos de cultivo sendo pouco acessível aos seus habitantes. Ainda permanece um mistério o porquê dos Anasazi terem construído as suas casas num local tão remoto. E se Tais locais serviam de defesa,para evitar o ataque de inimigos como animais ou outras tribos, para garantir a sobrevivência do grupo, não adiantou muito, pois misteriosamente todos os membros desapareceram.
 O notável sobre os Anasazis,foram às arquiteturas, artesanatos, e as técnicas desenvolvidas por eles para conseguir captar os recursos hídricos necessários em uma região tão desértica onde viviam. Eles obtinham a água de lençóis freáticos próximos, e de outras regiões mais longínquas através de canais, também armazenavam água das raras chuvas em cisternas. A partir deste sistema, conseguiam praticar sua agricultura de milho, abóbora e feijão, e sustentar milhares de pessoas. Possuíam uma astronomia altamente desenvolvida que influenciava diretamente em sua arquitetura. Suspeita-se hoje, que a Astronomia estava associada a motivos religiosos. Os Anasazi são também rotulados como Hisatsinom que significa: os antigos.  A sociedade Anasazi era complexa, ela foi subdividida em classes dominantes e classes subalternas. As classes subalternas trabalhavam para as dominantes, criando um padrão de vida confortável. É provável que as classes dominantes fossem formadas por guerreiros e sacerdotes, que conheciam astronomia, e guiavam o povo. A sociedade Anasazi era formada não só por um, mas vários grupos, que controlavam cada um seu “Pueblo”, o povoado onde viviam. Mas Por que será, que uma sociedade tão inteligente sumiu no mundo inexplicavelmente?. 
 
Toda a tribo sumiu do nada, desapareceu antes da vinda dos europeus para o continente americano, há 700 anos. Não foi deixado rastro de guerra, de inimigos, pelo contrário, parecia um povo pacífico, com bases alimentares sólidas, já que plantavam, tratavam a terra para cultivo e tinham criações pequenas. Foi calculado que eles viveram ali desde 1200 A.C. e em um dia qualquer, simplesmente sumiram, deixando coisas por fazer no meio, como um processo de mumificação, eles abandonaram tudo, seus pertences, seus objetos de valor. E não foram encontrados os corpos do grupo sumido, ou restos mortais no local. Apenas dos membros que já haviam sido mortos por causas normais, que eram mumificados por ser costume da sociedade. Teorias explicativas sobre o misterioso desaparecimento há várias. Há quem diga que por fome, todos eles teriam sido extintos, usando o canibalismo entre eles e assim acabando com a tribo, mas essa teoria foi desfeita, já que coisas foram abandonadas, como as plantações, porque comer seus vizinhos e amigos, se ainda tem bastantes legumes na terra. Outra teoria é a extinção por guerra. Mas Não há sinais de violência ou armas no local. Pragas e doenças Também foram descartadas, já que os corpos das pessoas sumirem, nem mesmo os ossos restaram. A teoria moderna mais popular, é a de uma abdução alienígena em massa. De qualquer maneira, historiadores já comprovaram que até a localização de suas casas parece realmente ter sido escolhida para não ser encontrada, por algo que dava medo aos indígenas. Outras hipóteses como mudanças climáticas que ameaçavam as colheitas, o aumento da população, problemas políticos, também foram estudadas. No entanto pela ausência de documentos escritos e da limitação do conhecimento atual, não é possível provar nenhuma dessas hipóteses.
 
O nome ANASAZI é o nome que os navajos contemporâneos dão ao antigo povo construtor de cidades. A palavra anasazi significa antigos inimigos, mas não se comprova laços de inimizade entre os povos. Os índios Hopi usam a palavra a Hisatsinom já que consideram a palavra anasazi desrespeitosa. Sendo assim, A palavra Anasazi significa: Antigos inimigos, A civilização Hisatsinom. No Novo México encontra-se o berço da civilização pré-histórica Anasazi: Canyon Chaco. Lá estão as primeiras habitações desta tribo. Pueblo Bonito é não só a maior casa, como também a mais conhecida. Pedras e madeiras eram transportadas pela própria comunidade a fim de edificar todas estas obras de uma engenharia, desenho e geometria complexa. Conta-se que estas amplas habitações circulares atraíam pequenos povos agrícolas que sobreviviam à base do cultivo de cereal e procuravam água. O cenário de Canyon Chaco nem sempre foi desértico e o lugar chegou a ser popular em períodos chuva. No interior de Pueblo Bonito, há diferentes compartimentos que funcionam como o epicentro de rituais religiosos, as Kivas. Aqui ouviam-se os sons dos tambores e cânticos divinos, sentia-se o calor da fogueira e acompanhavam-se os ritmos das danças. Rezas de chuva e campos férteis invocavam o desejo pelo alimento. Porém, não eram só os rituais que sustentavam as suas crenças. Era, também, a arquitetura baseada nas estrelas. Alguns investigadores como, Gary David, em The Orion Zone, e arqueólogos defendem que a disposição geográfica das kivas, das janelas e o desenho da construção dos Anasazi espelham os movimentos dos corpos celestes, representando a constelação Orion. As habitações monitorizam as posições do sol e advinham o equilíbrio da Terra, como um calendário arquitectónico-celestial. É possível que o povo Anasazi tenha, ainda, obervado a Supernova que formou a Nebulosa do Caranguejo.
 
Teóricos dizem que os Anasazi tiveram que partir. Pois Canyon Chacon cobriu-se de pó e a seca predominou. A leitura dos anéis dos troncos das árvore ainda presentes no monumento revelam que tem decrescido o valor da precipitação desde o ano de 1130. O clima desfavorável, a perda da estrutura de poder do povo e o acreditar que estavam em desequilíbrio com a Natureza apresentam-se como possíveis razões da sua migração para outro local. No Novo México, Aztec. O povo Anasazi voltou a reconstruir as suas habitações. Contudo, a natureza arbórea e verdejante não foi suficiente para esta civilização estabelecer raízes no local. No Sul do Colorado, Mesa Verde. As terras são férteis, mas o local que enraíza a população é de difícil acesso. Apesar das típicas portas em forma de T e da presença das Kivas, Mesa Verde acaba por ser mais uma compressão das habitações em Canyon Chaco e Aztec. Escadas em pedra dão acesso ao aperto dos diferentes compartimentos. Mas afinal, Que medos e inseguranças escondiam esta comunidade antiga? A resposta talvez se encontre em imagens simbólicas os petróglifos deles, mostram Combates, pontas de lança, escudos, guerreiros e caveiras são algumas das imagens. Alguns dos elementos são objetos de atração da chuva. Mas há segredos nesta sociedade desesperada, levada ao limite. Há quem se aproveitasse da bruxaria e das forças malignas para desenvolver práticas de canibalismo. O destino final dos Anasazi é a floresta de Utah, onde se encontram os últimos vestígios desta comunidade. Neste local há as mesmas escadas pré-históricas, a aproximação aos recursos naturais, os petróglifos e a mesma cultura vibrante e defensiva. As pegadas de Anasazi param neste local, em meados do século XIV a.C.
Enfim galera...No entanto, um dos maiores mistérios da historia surgiu, pois ninguém ate hoje sabe onde foram parar todos os membros da tribo Anasazi. a ufologia moderna trata o desaparecimento,como a maior prova de visitantes extraterrestres na terra,Então agora tirem suas próprias conclusões sobre esse o caso,vlw galera ate.

Nenhum comentário: