quarta-feira, 24 de julho de 2013

AS PEDRAS QUE ANDAM SOZINHAS NO VALE DA MORTE


BOA NOITE NOTÍVAGOS...UM DOS ENIGMAS MAIS INTRIGANTES DA NATUREZA,É O MISTERIOSO CASO DAS PEDRAS QUE ANDAM,NA CALIFÓRNIA NOS ESTADOS UNIDOS,ATE MESMO A N.A.S.A TENTOU DESVENDAR O CASO COM SUAS COMPLEXAS TEORIAS,MAS A FATO É QUE O VALE DA MORTE,ONDE AS PEDRAS QUE ANDAM SE LOCALIZAM,CONTINUA SENDO VISITADO POR MILHARES DE TURISTAS E CIENTISTA DO MUNDO TODO,ELES CONTINUAM TENTANDO,QUEM SABE UM DIA ALGUEM DESCOBRE O QUE DE VERDADE FAZ AQUELAS PEDRAS ANDAREM,ENTÃO TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES...

Um interessante fenômeno tem intrigado cientistas e turistas que visitam o Vale da Morte, na Califórnia. No lago Racetrack Playa, que na verdade é uma imensa superfície de lama ressecada, as pedras literalmente "caminham" por si mesmas, sem depender de nenhum impulso ou atividade humana. As rochas deslizam no solo, deixando um rastro acentuado em várias direções. Alguns dizem que é a ação do vento que as empurram para um lado ou para outro. Outros afirmam que se trata de uma atração magnética. E há também aqueles que acreditam que as pedras são extraterrestres disfarçados, que escolheram habitar no formoso vale, que, apesar do nome, é cheio de vida...O mais estranho é que ninguém nunca viu as pedras se moverem. Sabe-se que elas se movem apenas pelos rastros deixados e aparentemente sem a interferência do homem ou de animais. São várias as pedras que se movem, em diversas direções e muitas delas descrevem curvas e se movem em sentidos opostos. Certas marcas tem mais de 200m de comprimento, o que indica que o fenômeno se dá a muito tempo.
Estudando os rastros, os investigadores do  mistério sabem que as pedras eventualmente também se viram. Seria simples atribuir o bizarro fato aos fortes ventos do deserto, mas algumas dessas pedras pesam mais de 700 kg, e a maioria pesa mais do que um ser humano.  Seria possível que o vento movesse pedras tão pesadas? E como explicar as pedras que se movem em sentidos opostos? Um dos pesquisadores que estuda o fenômeno é  o geologo George M. Stanley. Ele publicou em 1955 um paper em que afirma que a medição dos ventos no local não indicava que elas estejam se movendo pela ação dos ventos.Outro dado estranho é que pedras pesadas não demonstram ter rastros mais curtos que as menores, como seria de esperar caso a explicação fosse somente a ação dos ventos. Outro fato estranho é que embora muitas pedras estejam se movendo, algumas, muitas vezes próximas às pedras que andam, simplesmente não saem do lugar, comportando-se como seria de se esperar para uma pedra. As fotos do fenômeno são bem intrigantes. Até hoje, a melhor explicação para o misterioso fenômeno aponta ara uma combinação de ventos fortes e constantes e uma fina camada de gelo que se depositaria na superfície do lago ressecado durante o inverno. Será? Segundo a pesquisa de Bob Sharp e Dwight Carey, feita em 1972, marcando cuidadosamente a posição das pedras, eles descobriram que as pedras se moveram nos meses de verão, quando não há gelo.
 ENFIM GALERA...O MISTÉRIO CONTINUA,POR QUE MESMO DEPOIS DE TANTAS TEORIAS E EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS,O FATO É QUE NINGUÉM ATE HOJE SABE O QUE REALMENTE ACONTECE COM AQUELAS PEDRAS DURANTE A NOITE,E ESSE É MAIS UM CASO QUE PERMANECE NA LONGA LISTA CONHECIDA COMO "OS MAIORES MISTERIOS DA HUMANIDADE",VLW GALERA ATE.

Nenhum comentário: