segunda-feira, 25 de maio de 2015

DIA DO CINEMA NACIONAL 19 DE JUNHO

Boa Noite Notívagos...O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho. O Cinema brasileiro cresceu muito e já foi em diversas vezes indicado ao Oscar, porém nunca ganhou uma estatueta. O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho porque foi nesse dia que Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do país, registraram as primeiras imagens em movimento do território brasileiro, no ano de 1898. Afonso Segreto fez então imagens da entrada da baía de Guanabara, a bordo do navio francês Brésil - a primeira filmagem em território nacional.  Afonso Segreto era italiano de nascença. Algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de novembro, para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema. Por isso fiz uma seleção dos 10 melhores filmes nacionais dos últimos tempos.

= Os Penetras
Os Penetras...Marco Pólo é um sujeito bem-humorado, sedutor e manipulador, sempre tentando levar vantagem. Em um de seus golpes, ele cruza com Beto um homem tímido e inseguro, que acabou de ser rejeitado por sua amada Laura, e tem vários problemas com a família. Vendo a situação financeira privilegiada de Beto, Marco Polo promete conversar com Laura, e tentar convencê-la a voltar para o colega. Enquanto isso, ele tira vantagem da fragilidade do outro. Mas os planos mudam quando Marco Polo conhece esta mulher, tão sedutora e tão manipuladora quanto ele. 

= Boca do Lixo
Boca do Lixo...Inspirado na autobiografia de Hiroto de Moraes Joanide, o filme é ambientalizado na Boca do Lixo, zona de prostituição em São Paulo durante os anos 1950 e 1960. Hiroto é um homem de família nobre que frequenta a região em busca de prazer, até que algo muda completamente em sua vida. Seu pai é assassinado e ele se torna o principal suspeito. Hiroto então entra na vida do crime e se muda para a Boca. 

= Disparos
Disparos...O fotógrafo Henrique é assaltado por motoqueiros, que em seguida são atropelados por um carro não identificado. Após recuperar sua câmera, ele percebe que precisa voltar ao local para encontrar seu cartão de memória. Questionado por um policial, acaba sendo acusado por omissão de socorro e, conseqüentemente, é levado a uma delegacia. Lá precisa lidar com Freire e Gomes, que não estão dispostos a conversar. 

 = Ouro Negro
Ouro Negro...Em Alagoas. José Gosch é um geólogo alemão que, entre 1910 e 1918, luta para implementar sua companhia de petróleo. Só que ele é assassinado pelo sócio, em uma trama elaborada por Otto Manheimer, um conceituado técnico americano infiltrado no governo brasileiro. O legado de Gosch fica com seu aprendiz, João Martins, de apenas 13 anos. Ao crescer, João e Pedro, filho de Gosch, se formam na Escola de Engenharia de Minas, em Ouro Preto. Mariana, viúva do geólogo, vive com a filha Luísa no Rio de Janeiro. João se apaixona por ela, mas um amor de infância atrapalha os planos do casal: Camila, a filha de um amigo da família. Após a misteriosa morte de um herói da aviação brasileira, Paulo Matos, João e Camila resolvem seguir os planos do falecido e conseguem os estudos de Gosch sobre a bacia sedimentar de Alagoas e Sergipe. Eles conseguem fundar a companhia e participam do processo da descoberta do petróleo no Brasil. 

= Serra Pelada
 
Serra Pelada...Em 1980. Juliano e Joaquim são grandes amigos que ficam empolgados ao tomar conhecimento de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no estado do Pará. A dupla resolve deixar São Paulo e partir para o local, sonhando com a riqueza. Só que, pouco após chegarem, tudo muda na vida deles: Juliano se torna um gângster, enquanto que Joaquim deixa para trás os valores que sempre prezou. 

= Desenrola
 
Desenrola...Priscila tem 16 anos e se acha uma garota normal demais, principalmente, quando repara em suas amigas. Quando sua mãe viaja a trabalho e ela fica sozinha em casa, decide que vai dar um jeito na sua caretice e vai fundo nessa ideia. Entre as muitas mudanças que pretende promover na sua vida, a virgindade parece ser uma das prioridades, mas sera que a hora certa é agora? Embora esteja decidida em investir no mais galinha da turma para viver sua primeira experiência sexual, um trabalho em grupo na escola e uma viagem com amigos, podem mudar para sempre as suas expectativas porque ela descobre que nem tudo é exatamente como dizem e a verdade pode ser bem diferente da realidade. 

Meninos de Kichute
 
Meninos de Kichute...Beto é filho do meio de uma família simples e sonha em ser goleiro de futebol. O menino encontrará alguns obstáculos para realizar seu sonho, sendo o principal deles a resistência do pai, autoritário e religioso, para quem, competição é pecado. Mas Beto é persistente e não desistirá de alcançar seus objetivos, tendo como ajuda, o apoio de Dona Leonor, sua vizinha. 

= Isolados
Isolados...Lauro e Renata decidem alugar uma casa na região serrana do Rio de Janeiro para descansar e reanimar a relação. O casarão é meio sombrio e Lauro escuta histórias sobre atos violentos na região, mas não conta nada para a mulher. 

= Cine Holliúdy
Cine Holliúdy...Interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter viva como opção de entretenimento. 

= Loucas Pra Casar
Loucas Pra Casar...Malu tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel, o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há três anos, não há o menor indício de que um pedido de casamento esteja por vir. Um dia Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal do namorado e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, ela descobre outras duas mulheres na vida de Samuel: a dançarina de boate Lúcia e a fanática religiosa Maria. É claro que as três irão disputar a preferência do amado.

Nenhum comentário: