sábado, 26 de dezembro de 2015

Paranavaí Cidade Poesia PR

 
Boa Noite Notívagos...Meu nome é Elessandro De Almeida,Sou um Blogueiro Notívago,e Fotógrafo Paisagista em Pvaí. Paranavaí é um município localizado no Noroeste do estado do Paraná. Fundada em 1951,onde vivem 86.218 habitantes de acordo com as ultimas estatísticas de 2014. Entre as mais jovens regiões do estado do Paraná a serem povoadas e colonizadas, como decorrência do ciclo do café, está à imensa zona situada a noroeste, nas bacias dos rios Ivaí e Paranapanema, nos limites do Paraná com o Mato Grosso do Sul. A partir de 1930, o povoamento deslocou-se rapidamente para a Fazenda Velha Brasileira, atual zona urbana de Paranavaí, em terras virgens e férteis foi plantado nada menos que um milhão de pés de café. A inesgotável exuberância da terra da Fazenda Velha Brasileira atraiu, em curto lapso de tempo, pessoas de todos os quadrantes do país, que vieram de uma ou outra forma, contribuir para o progresso e desenvolvimento da cidade.a localidade recebeu a denominação de "Colônia Paranavaí", neologismo formado pela junção dos nomes dos rios Paraná e Ivaí. Em 1956, no concurso promovido pela Associação Brasileira de Municípios, Paranavaí foi classificada, recebendo o Diploma de Honra, como um dos cinco municípios de maior progresso e desenvolvimento do o Brasil sendo entregue pelo então presidente da república Juscelino Kubitschek.
Algum tempo mais tarde, por conta do Decreto No. 800"de 8 de abril de 1931, assinado pelo General Mário Tourinho, então Interventor Federal do Paraná, as terras de Paranavaí voltaram ao domínio do Estado, sendo autorizado o seu loteamento. Data dessa época o início da decadência da povoação e da localidade. Devido à burocracia existente, verificou-se um verdadeiro êxodo na população, que abandonava o patrimônio para fixar-se noutra. Somente a partir de 1944, reiniciou-se o loteamento sob orientação do Dr. Francisco de Almeida Faria, quando então a localidade recebeu a denominação de "Colônia Paranavaí", neologismo formado pela junção dos nomes dos rios Paraná e Ivaí. Paranavaí conta com um dos mais modernos teatros do Paraná. O Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, que foi inaugurado na noite de primeiro de abril de 2003 com o espetáculo O Segundo Sopro, do Balé Teatro Guaíra. O Teatro está no Centro Cultural Rodrigo Ayres, possuem 357 lugares, palco em estilo italiano, três camarins e ar condicionado central. A obra tem ainda um elevador para pessoas deficientes e um moderno sistema de som. Nele é realizado o Femup - Festival de Música, Poesia e Contos de Pvaí. O Festival é um dos únicos do gênero no Brasil e é realizado há mais de 45 anos. E ainda o Projeto Ler para Crescer, que é uma feira onde são expostos vários livros e trabalhos para todo tipo de idade. foi lançado um livro sobre a cidade, intitulado "Paranavaí, Sua Marca...Sua História...Sua Gente" e escrito pela professora Fátima Ferreira Louro Pinto. Além do Teatro Municipal, Pvaí ainda conta com uma Casa de Cultura, com um pequeno teatro para eventos menores.
Enfim Galera...Cair é inevitável,Mas se Levantar é Opcional...e Através das minhas Fotografias,eu procuro dar um novo olhar para a minha amada Pvaí...E através dos meus Livros procuro expressar a minha visão dessa conturbada sociedade Digital. E além de Blogueiro,Todas as Fotos Foram Tiradas Por Mim Mesmo em Pvaí A Cidade Poesia. FOTOS DE ELESSANDRO DE ALMEIDA:

Nenhum comentário: