segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

FELIZ NATAL A ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL

Boa Noite Notívagos...Todo Fim de Ano Ela aparece nas casas das pessoas,mas Ninguém sabe a Verdadeira Origem Da árvore de Natal. Por isso resolvi Postar da onde veio Toda essa Misteriosa Tradição Natalina. Enfeitar árvore de Natal é uma das mais populares tradições associadas com a celebração sagrada. É normalmente um pinheiro ou uma árvore artificial. E como parte da tradição, enfeita-se a árvore com bolas coloridas e outros adornos natalinos, como o sino e estrela. As Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milénio antes de Cristo já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles cultivam-nas e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra. Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.
No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510. Acredita-se também que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.
Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos. O dia de montar as decorações natalinas varia em cada país. Enquanto nos Estados Unidos se monta a árvore de Natal no Dia de Ação de Graças, no Brasil o dia certo para montar a árvore de Natal é no 4° domingo antes do Natal, dia que marca o início do Advento. Já em Portugal a tradição diz que deve ser montada a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. A festa cristã relata que no dia 6 de janeiro, em que se comemora o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos a Belém, encerrando as festas do Natal, quando a árvore de Natal e demais decorações natalinas são desfeitas. Enfeitar árvores é um ritual antiqüíssimo, presente em praticamente todas as culturas e religiões pagãs, para celebrar a fertilidade da natureza. Os primeiros registros de sua adoção pelo cristianismo vêm do norte da Europa,que terra dos pinheiros, a árvore de Natal clássica, no começo do século XVI,mas tudo indica que, a essa altura, já era uma tradição medieval. No antigo calendário cristão, o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva, cuja história costumava ser reencenada nas igrejas. Pois o paraíso era representado por uma árvore carregada de frutos.
Enfim Galera...As pessoas passaram a montar essas alegorias em suas casas, com árvores cada vez mais decoradas: de velas simbolizando a luz de Cristo, estrelas alusão à estrela de Belém e rosas em homenagem à Virgem Maria até hóstias pedindo perdão pelos pecados. Nos séculos XVII e XVIII, o hábito se tornou tão popular entre os povos germânicos que eles mesmos o creditaram a seu maior líder religioso, Martinho Lutero (1483-1546), fundador do protestantismo chamados hoje de evangelicos. A árvore de Natal só se difundiu pelo resto do planeta a partir de 1841, quando o príncipe Albert esposo alemão da rainha Vitória,que montou uma delas no palácio real britânico. Na época o império vitoriano dominava mais de meio mundo e o costume logo se tornou universal,ate os Modernos dias de hoje.

Nenhum comentário: