quinta-feira, 23 de julho de 2015

Notívagos O Dia Pela Noite Sociedade B

Boa Noite Notívagos...Os Notívagos Trocam o Dia pela Noite, Mas Não é preguiça nem insônia. Os Vespertinos ou Notívagos preferem trabalhar, estudar e se divertir enquanto o resto do mundo dorme. Segundo pesquisas de 5% a 7% da população Brasileira são Notívagos. Diferentemente dos Insones, os Notívagos Dormem bem e são bastante produtivos quando podem seguir seu relógio biológico. O padrão mais comum na população são pessoas que acordam pela manhã, rendem durante o dia Todo e dormem durante a Noite. Há os matutinos extremos, que acordam por volta de 3h da madrugada e dormem ao anoitecer, e os Notívagos extremos, que acordam por volta de meio-dia e muitas vezes ficam despertos até 5h, 6h da manhã. São os que mais se prejudicam por terem um relógio biológico muito distante do “horário comercial”. Pois os problemas começam com alterações do humor e do sono e mais adiante há problemas na digestão e eventualmente hipertensão, dizem os especialistas em Cronobiologia.
Uma equipe cientifica identificou uma mutação genética que afeta o relógio interno do corpo, e essa mutação poderá explicar por que razão várias pessoas só conseguem adormecer tarde da Noite em plena madrugada. Em um trabalho publicado na revista Science, os cientistas relatam sobre a mutação genética, chamada de "Pós-Hora", que afeta o nosso Relógio Biológico e pode ajudar a explicar por que algumas pessoas são consideradas notívagas, pois elas conseguem dormir apenas nas primeiras horas da manhã. Significa que nosso relógio interno, que é o metabolismo ou a forma como o corpo gerencia a sua energia, está regulado para uma atividade predominantemente noturna. Nossas funções, ritmo, disposição, estariam todos mais dispostos nessa parte do dia. Não que só funcione mais à noite, mas o organismo se integra melhor com a atmosfera da noite. Os Morcegos, por exemplo, têm o seu organismo totalmente voltado para a noite e dormem de dia. Os Notívagos, Também Produzem mais à noite e descansam de Dia. A pessoa notívaga se sente muito melhor à Noite que de Dia, trabalhando Melhor, estudando mais, pensando mais claramente, e não entende como é que alguém pode estar Feliz E desposto acordando às sete da manhã. Segundo um Estudo publicado na Harvard Business Review, Para quem gosta de acordar cedo, desfrutaria de vantagens Profissionais por ter maior capacidade Produtiva. Diferente dos notívagos, que pela pesquisa, são considerados muito mais criativos. Pois existe hora marcada para a Produtividade e outra para a Criatividade. Essa é a opinião de muitos neurologistas especialistas em medicina do sono. Também é muito importante, a própria pessoa saber se ela é mais produtiva no período Matutino ou Vespertino.
Os Notívagos não são insones. Por isso, o maior problema é a obrigação de se adaptar à rotina diurna. Os Notívagos extremos passam por uma maior privação de sono, porque dormem tarde, mas acabam tendo que acordar muito cedo. Cientistas afirmam que o melhor é a pessoa tentar ajustar sua vida social conforme seu estilo de ritmo biológico, o que inclui trabalhos mais flexíveis e estudar à tarde, por exemplo. Tudo porque São três fatores que regulam o relógio biológico: a Genética, a Exposição à Luz, e a Disciplina com hábitos para dormir. As evidências atuais apontam para a interação entre fatores genéticos e influências ambientais, numa proporção ainda não identificada e que talvez não seja a mesma para todos. A prova disso, são os adolescentes que tendem a se tornar vespertinos transitoriamente, e muitos são injustamente considerados preguiçoso. A primeira coisa a fazer é ajustar o relógio biológico com a luz. Um vespertino extremo precisa se expor à luz solar naturalmente no início da manhã. Na população brasileira, 5% a 7% são vespertinos extremos, tendo a mesma proporção de matutinos.
 
A sociedade B: 
A Suécia criou uma nova revolução social, com a introdução da chamada: Sociedade B,Uma sociedade que leva em conta os diferentes ritmos biológicos dos indivíduos para introduzir horários alternativos de funcionamento para escolas, locais de trabalho, universidades e organizações. A primeira instituição sueca a implementar o esquema é uma escola secundária de Gotemburgo, que oferece turnos entre 8 da noite e 8 da manhã. O B-Samfundet tem origem na Dinamarca. Mas a Sociedade B será introduzida na Noruega e na Finlândia, e na Grã-Bretanha. A Sociedade B se baseia em pesquisas científicas que indicam que cada indivíduo tem seu próprio ritmo biológico, um Relógio interno que é geneticamente determinado. Segundo essas pesquisas, uma pessoa B possui um ritmo interno de 25 a 27 horas, enquanto o de uma pessoa A tem um ciclo de 23 horas. As pessoas B são mais produtivas no final do dia e têm dificuldades de despertar de manhã cedo, que é quando as pessoas A são mais ativas. Eles debatem sobre a criação de horários mais flexíveis, com maior equilíbrio entre trabalho e lazer, e a melhor qualidade de vida. A sociedade B destaca que os diferentes ritmos biológicos também são uma realidade nas escolas, onde um grande número de crianças e adolescentes tem dificuldades de concentração pela manhã. Ou seja, esses alunos não têm exatamente preguiça de levantar para ir à escola, eles são apenas pessoas B. Na escola Vasa Lärcentrum, na cidade de Gotemburgo, o turno da tarde/noite está sendo introduzido depois de uma pesquisa realizada com os 150 alunos da instituição. A pesquisa mostrou que muitos estudantes consideraram a idéia bastante positiva. A extensão do horário de Vasa Lärcentrum é uma experiência inicial, que poderá ser levada às outras escolas da rede pública. Destacou-se também que a introdução do cronograma alternativo possibilita o melhor aproveitamento das instalações da escola, que poderá absorver mais alunos. O movimento já lançou o primeiro website direcionado à oferta e busca de empregos para pessoas B.

Nenhum comentário: