terça-feira, 27 de outubro de 2015

Técnicas De Fotografia As Melhores Técnicas Fotográficas



Boa Noite Notívagos...O Principal atributo que um bom Fotógrafo precisa ter é o olhar apurado, porém é preciso estudar um pouco a teoria para conhecer e poder usar vários efeitos e técnicas que tornam as fotografias mais bonitas e profissionais. Então resolvi postar as 10 técnicas fotográficas mais famosas no mundo. Elas entraram no gosto popular dos fotógrafos e as fotografias surpreendentes vêm ganhando cada dia mais fãs no mundo. 

= Técnica Water Drops: 
 
A origem é incerta, mas o Water Drops: o mundo em uma gota d’água, é considerada a técnica mais queridinha dos fotógrafos modernos,o alemão Markus Reugels captura o mundo em gotas d'água. Fotógrafo amador, Ele trabalha como instalador de pisos de madeira, diz que suas imagens mostram coisas belas nas quais não pensamos na nossa vida diária ou que não conseguimos ver com nossos próprios olhos. A ideia para a série de imagens "Refração" surgiu quando Reugels viu uma foto do homem-aranha refletido em uma gota. Ele decidiu que queria produzir o mesmo tipo de fotografia. Para alcançar o resultado, ele usa fotografia em alta velocidade e captura o momento exato em que a gota cai em frente a uma imagem, que pode ser a fotografia de um planeta, do símbolo de um super-herói ou uma imagem abstrata. A luz, a distância do mapa, tudo precisa estar perfeito. O elemento mais importante é a luz, porque ela dá profundidade à gota. Já o fotógrafo britânico Dave Wood criou uma série de fotografias Water Drops, onde ele captura imagens contidas em gotas d’água, em macro. Muitas pessoas pensam que as imagens estão sendo refletidas pela água, mas é exatamente o contrário: Dave usa uma imagem ao fundo, de cabeça para baixo e invertida e captura a luz que é refratada através da gota de água, processo semelhante ao que acontece com a nossa retina. A gota, por ter uma forma esférica, refrata a luz de forma a inverter a imagem do fundo, e então ela chega à superfície da gota da forma correta.

= Técnica Bokeh: 
 
A palavra “Bokeh” vem do termo original “Boke”, que, em japonês, tem um significado próximo a “Desfoque”. Esse efeito possui uma definição bastante ampla e é facilmente reconhecível, porém muitas vezes ele é confundido com a fotografia macro. Apesar de serem efeitos quase que complementares, eles não são exatamente a mesma técnica. O Bokeh é reconhecido principalmente pelo desfoque em forma de disco que é ocasionado pelas luzes ou áreas ao fundo da imagem, parecendo bolinhas, na maior parte dos casos. Alguns fotógrafos colocam filtros na frente da lente com formatos especiais, como uma estrela ou coração, para que os desfoques do Bokeh fiquem com essa forma. Para conseguir uma imagem com Bokeh é preciso diminuir a profundidade de campo aumentando ao máximo a abertura da lente, como se faz em uma fotografia macro. É necessário desfocar as fontes de luz do fundo para que elas se transformem nas simpáticas bolinhas na sua imagem. É possível conseguir o efeito de Bokeh em áreas escuras, porém se o fundo for muito “chapado”, com formas muito grandes e sem detalhes, tudo o que se consegue é uma boa fotografia macro mesmo. O efeito do Bokeh é conseguido pela distorção dos detalhes e pequenas fontes de luz no fundo da imagem.

= Técnica Lens Flare: 
 
Adorado pelos fotógrafos Paisagistas, O Lens Flare nasceu como uma imperfeição, porém acabou caindo nas graças dos fotógrafos e hoje é usado de propósito como um efeito estético na fotografia. O Lens Flare nada mais é do que uma distorção do raio de luz quando ele entra diretamente pela lente, porém pelas bordas, não exatamente pelo centro. Por exemplo, quando você aponta a câmera para o céu e o sol está causando um reflexo nas laterais da fotografia ou ainda na borda de algum elemento da paisagem. Isso acontece bastante em fotografias do pôr do sol, já que nesse horário o astro está iluminando diretamente a lente em um ângulo favorável.

= Técnica Golden Hour: 
É Uma das técnicas mais bonitas da fotografia. Pois não é só o Lens Flare que aparece melhor e mais naturalmente no pôr ou no nascer do sol. Esses horários são especiais dos fotógrafos. Eles são chamados de “Golden Hour”, ou “A Hora de Ouro” no inglês, e são perfeitos para fotografias de retrato ao ar livre. O que favorece a estética da fotografia nesses horários é a angulação do sol, que está iluminando diretamente os elementos da foto em um ângulo de frente, e não muito inclinado. A iluminação é mais suave e as sombras são menos “Duras”, porém toda a cena é iluminada, causando um efeito dramático interessante. Em alguns casos, o reflexo do sol encobre os elementos da foto criando um filtro natural que parece deixar a foto com menos contraste, sendo esse também um tipo de lens flare. A Hora de Ouro é ótima para fotos de Paisagens selvagens, book de casais e imagens poéticas. Mas é preciso ser rápido ao fotografar nessas horas do dia, já que essa condição de luz vai embora muito rapidamente: aproximadamente meia hora de manhã e meia hora à tarde.

= Técnica Proporção Áurea: 
 
A regra dos terços é uma sugestão para a disposição dos elementos em uma foto, de forma que eles fiquem mais bem distribuídos. Para isso, é preciso dividir a tela mentalmente em nove partes e tentar enquadrar o elemento principal em um dos quatro pontos centrais,  Estudos indicam que, quando olhamos para uma imagem, esses pontos são aqueles em que nós prestamos atenção inicialmente, sendo que essa disposição valoriza a fotografia e o que é fotografado. Porém, essa não é a única regra para a disposição dos elementos na fotografia. Se você quiser ir um pouco além, pode adotar a Proporção Áurea,muitas vezes chamada de Retângulo de Ouro. A sua origem é matemática e muito antiga, mas o que interessa para o fotógrafo é conhecer a disposição desse retângulo. Essa proporção forma um retângulo com uma espiral perfeita, sendo que isso está bastante presente na natureza e torna a fotografia mais agradável aos olhos. Procure enquadrar o centro da imagem no centro da espiral, fazendo com que o resto pareça estar seguindo essa linha imaginária de maneira suave. Nem sempre isso é possível, porém os resultados são agradáveis ao olhar e tornam a foto mais bonita. Use um programa de edição posterior para cortar a foto na proporção correta, já que o Retângulo de Ouro possui o tamanho um pouco diferente do que as fotografias normais das câmeras fotográficas.

= Técnica Panning: 
Esse é um efeito interessante e, apesar de ser difícil no começo, pode ser feito por qualquer pessoa com uma câmera e muita paciência. O Panning acontece quando o fotógrafo registra um objeto em movimento, mas faz com que ele pareça imóvel e a sensação de velocidade venha do fundo em “movimento”. Para que isso aconteça, é preciso mover a câmera na mesma velocidade e direção do que o objeto em movimento, acompanhando a sua trajetória. O obturador precisa ficar aberto tempo o suficiente para pegar o movimento, porém não muito a ponto de deixar toda a imagem borrada e tremida geralmente um segundo é suficiente. Para conseguir uma fotografia perfeita é preciso muito treino, já que isso requer que você mexa a câmera exatamente na mesma velocidade aparente do objeto fotografado. Porém, Pannings parciais,quando o objeto está quase completamente focado, com algumas pequenas distorções também têm a sua beleza.

= Técnica Longa Exposição: 
Dominar o uso da longa exposição pode levar muito tempo, porém é uma das técnicas que mais possuem aplicações práticas dentro da fotografia. Imagens do céu, lightpaintings, fotografias noturnas e muito mais, tudo isso é possível deixando o obturador aberto por mais tempo do que o usual. Nós já ensinamos como criar desenhos utilizando a luz com a técnica do lightpainting neste artigo, e aqui você pode ver como é bem mais fácil do que parece fotografar estrelas e o seu movimento no céu, mas não é só isso que a longa exposição pode fazer. Você pode criar cenários fantasmagóricos em cidades, fazer com que o mar se torne uma grande colcha de algodão e não para por aí. Para fotografar com pouca luz usando a longa exposição é preciso de um tripé ou apoio firme, além de uma câmera com ajustes manuais de diafragma e exposição. Câmeras automáticas conseguem alguns bons resultados, porém com mais limitações.

Técnica Contraluz: 
 
O efeito de contraluz nada mais é do que quando o objeto a ser fotografado é colocado entre a câmera e a fonte de luz, fazendo com que a iluminação fique na parte de trás do elemento e não na frente, como o usual. Isso faz com que o fundo fique mais claro e produz lindas imagens de silhuetas. Já falamos aqui sobre como fotografar silhuetas; você pode ler neste artigo. O resultado do uso do contraluz é uma imagem com muito contraste entre a parte clara e a escura, já que a lente não consegue balancear a iluminação tão bem quanto os nossos olhos. O outro uso desse efeito é mais brando e é muito usado para fotografar retratos. Trata-se de uma luz contrária mais suave e, geralmente, com uma angulação indireta, causando um brilho leve, apenas servindo como uma “borda” que destaca a pessoa do fundo. Esse tipo de contraluz pode ser feito de maneira artificial, com o uso de uma luz traseira posicionada acima da pessoa ou objeto, ou pode ser natural, usando a luz solar e uma barreira natural que ajude a produzir sombra, como árvores, nuvens ou uma parede. Uma dica, é Utilizar a Hora de Ouro para conseguir efeitos interessantes com o contraluz.
 
= Técnica Newborn: 
É A técnica mais famosa atualmente. A fotografia Newborn, é uma modalidade muito difundida nos Estados Unidos, Europoa e Austrália, que agora está caindo no gosto dos brasileiros. É uma sessão onde apenas fotógrafos capacitados e treinados podem realizar. Os registros são feitos sem roupinhas ou com acessórios próprios para recém-nascidos. É necessário também que o bebê esteja em sono profundo, para permanecer nas poses e passar a tranquilidade do momento nas imagens. Recomendamos aos pais que no dia da sessão, venham com paciência pois os bebês são muito sensíveis aos sinais de ansiedade ou nervosismo, aconselhamos também que usem roupas leves pois mantemos o ambiente aquecido e tranquilo, para que fique sempre confortável para o bebê. A sessão pode ser feita em estúdio, na residência do cliente e ainda em sessões externas. O sucesso dessa arte se deve ao fato de que uma vez que o bebê nasça, o seu desenvolvimento se dá de uma forma muito rápida e logo os primeiros dias de vida, ficam esquecidos conforme o progresso do bebê. Fotografá-los em seus primeiros dias de vida permite que os pais possam guardar para sempre estes primeiros encontros, comportamento e feições que com o desenvolvimento ficam para trás. A tradução literal de Newborn é recém-nascido, porém o conceito fotográfico, abarca elementos que vão além de uma mera conceituação médica. A ideia do Newborn é exatamente mostrar através de imagens poéticas, a maneira como o bebê se comportava ainda dentro da barriga da mãe. A maior parte das imagens retratam os recém-nascidos nus ou em mantas. A arte de fotografar Newborn é complexa, pois estamos lidando com um objeto frágil que acabou de nascer. Cuidados fisiológicos ao posicionar o bebê são primordiais, assim como a luz, técnica e poses. A fotografia visa enfatizar de fato uma continuidade da vida uterina; detalhes de pés, posicionamentos de tronco, pernas, mãos,comportamento e feições, são aspectos essenciais para reforçar a personalidade de cada bebê.

Nenhum comentário: