sábado, 2 de janeiro de 2016

O MISTÉRIO DA CAIXA DE PANDORA

Boa Noite Notívagos...Um dos Contos mais impactantes da criação da Humanidade é a misteriosas Caixa de Pandora. A histórica Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, sobre o mito da criação. Pandora foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Ela, que continha todos os males do mundo. Um dia Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo, menos a "Esperança". Sendo assim A Esperança pode ser vista como o maior mal da Humanidade, pois traz uma idéia superficial de felicidade do futuro.O principal motivo da criação da curiosa Pandora, segundo a mitologia grego-romana, seria de quê Prometeu roubou o fogo do monte olimpo e levou ao mundo humano, contrariando a vontade de Zeus. Pandora foi criada com um único defeito, a curiosidade. Zeus então criou a caixa porquê sabia que um dia, a vontade de Pandora a levaria a abrir a caixa e libertar o mal ao mundo Humano, castigando-os pelo fogo que haviam recebido contra sua vontade. a Caixa na qual, segundo a mitologia, estavam guardados todos os males do mundo. Assim como várias histórias gregas, tem muitas versões,em algumas delas, a caixa é, na verdade, uma ânfora, um tipo de vaso antigo. A participação de Pandora também é controversa. Alguns textos indicam que essa personagem, abriu o recipiente e condenou a humanidade. Outras dizem que ela mesma estava lá dentro e, ao ser libertada, trouxe consigo a desgraça. De qualquer maneira, a metáfora é clara: a chegada da mulher marca o fim de um período glorioso para o Homem na Terra. muito parecido com o de Adão e Eva da Bíblia.
Caixa de pandora é um mito que narra a chegada da primeira mulher à Terra e com ela a origem de todas as tragédias humanas. Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher criada por Hefesto sob as ordens de Zeus. Essa história foi contada pelo poeta grego Hesíodo, que viveu no século VIII a.C. De acordo com a obra, o titã Prometeu presenteou os homens com o fogo para que dominassem a natureza. Zeus, o chefe dos Deuses, que havia proibido a entrega desse dom à humanidade, arquitetou sua vingança criando Pandora, a primeira mulher. Antes de enviá-la à Terra, entregou-lhe uma caixa, recomendando que ela jamais fosse aberta pois dentro dela os deuses haviam colocado um arsenal de desgraças para o homem, como a discórdia, a guerra e todas as doenças do corpo e da mente. Vencida pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa liberando todos os males no mundo, mas a fechou antes que a esperança pudesse sair. Essa metáfora foi a maneira encontrada pelos gregos para representar, num enredo de fácil compreensão, conceitos relacionados à natureza feminina, como a beleza, a sensualidade e o poder de dissimulação e de destruição. Uma das várias versões deste mito indica que Pandora, uma mulher de extrema beleza, foi enviada por Zeus para se casar com Epimeteu, que era irmão de Prometeu. O presente de casamento era uma caixa que continha todos os males, que ficou conhecida como caixa de Pandora.
 Enfim Notívagos...Assim como a Eva,Pandora virou o simbolo da mulher pecadora, E é por isso que a maioria das religiões obriga a mulher ser submissa ao Homem.do mesmo jeito que a Eva comeu a Maçã,e Pandora não conseguiu conter a sua curiosidade abrindo a caixa, as duas Primeiras mulheres enviadas a Terra, libertaram todos os males e desgraças sobre a humanidade. É de se pensar Né ???,Vlw Galera Ate.

Nenhum comentário: