quarta-feira, 9 de setembro de 2015

CICADA 3301 O CÓDIGO INDECIFRÁVEL DE CRIPTOGRAFIA

Boa Noite Notívagos...Se Você é Inteligente,3301 Quer te Recrutar...Cicada 3301 é o Nome dado a uma organização enigmática que postou na Deep web um conjunto complexo de quebra-cabeças para recrutar "pessoas altamente inteligentes" da população comum. Nos últimos anos, a cada mês de janeiro vem sendo publicado um puzzle bizarro, por alguém que se chama “3301” e que tem como símbolo uma cigarra. O complexo quebra-cabeça se baseia em elementos de criptografia, matemática, literatura, mensagens ocultas, segurança de dados e filosofia. Pistas físicas têm aparecido em lugares diferentes como Polônia, Hawaii, Espanha, Austrália e Coréia. O misterioso 3301 Diz que os seus enigmas têm a finalidade de encontrar “indivíduos inteligentes”, mas Ele ou Ela não diz o Porque. Muitas pessoas acreditam que esses quebra-cabeças sejam um meio de recrutamento para organizações como a CIA, MI6 ou uma espécie de Seita de Hackers intelectuais. O primeiro enigma começou em 5 de janeiro de 2012, e correu por cerca de um mês. A segunda rodada começou um ano depois, em 4 de janeiro de 2013, e uma terceira rodada, a de 2014 não foi resolvida até agora. Mesmo assim o enigma de 2015 já foi lançado. Acreditam que "Membros" já previam o número de pessoas que entrariam e eram no máximo 7, isso já está relacionado pois 3+3+0+1=7, pelo o que foi divulgado até agora em 2012, 3 pessoas conseguiram e em 2013 idem, até agora ninguém conseguiu a de 2014 ou seja: 0 e a de 2015 supostamente 1 pessoa apenas resolveria, ou seja: 3, 3, 0,1. A intenção declarada era recrutar "pessoas extremamente inteligentes" apresentando uma série de quebra-cabeças que eram para ser resolvido, cada um em ordem, para encontrar o próximo. Novos quebra-cabeças foram publicadas em 4 de janeiro de 2015. Os quebra-cabeças focados fortemente em segurança de dados, como criptografia e esteganografia.
Ele já é chamado de "O Maior Mistério da Internet" e é listado como um dos "Top 5 de mistérios não resolvidos da Internet" pelo The Washington Post, e muita especulação existe como a sua finalidade. Muitos dizem que é uma ferramenta de recrutamento para a NSA , CIA , MI6 , ou um grupo cyber mercenário. Outros afirmaram que é um jogo de realidade alternativa. Já outros afirmaram que ele é executado por um banco que trabalha em criptomoeda. As 8:20 do dia 17 /08/2015 uma nova pista foi deixada através do site cicadab 3301 organização wellkomem. O objetivo declarado dos quebra-cabeças a cada ano tem sido recrutar "pessoas altamente inteligentes", embora o objetivo final permanece desconhecido. Alguns afirmaram que Cicada 3301 é uma sociedade secreta com o objetivo de melhorar a criptografia , privacidade e anonimato. Em 5 de Janeiro de 2012, no fórum 4chan surgiu uma imagem com a seguinte mensagem: Olá. Estamos procurando indivíduos altamente inteligentes. Para encontrá-los, nós criamos um teste. Há uma mensagem oculta dentro desta imagem. Encontre-a, e ela colocará você no caminho para nos encontrar. Estamos ansiosos para conhecer os poucos que conseguirão chegar ao final.
Boa sorte. 3301

Isso deixou os freqüentadores dos fóruns muito curiosos, e aqueles que entendem de criptografia logo tentaram encontrar a mensagem. Para procurar a mensagem que o arquivo de imagem escondia, abriram o texto correspondente ao código dele por exemplo, no Bloco de Notas, e no final havia a seguinte mensagem: 

"TIBERIVS CLAVDIVS CAESAR says “lxxt>33m2mqkyv2gsq3q=w]O2ntk” 

Quem entendia de criptografia lembrou-se que um dos métodos mais clássicos, de codificar mensagens era a Cifra de César, assim chamada porque Júlio César a usava para passar informações confidenciais. Consiste em substituir cada letra ou, nesse caso, caractere pela que estivesse um determinado número de posições à frente no alfabeto. Por exemplo, se o número em questão for 3, a letra A é substituída por D, B por E, etc., e “inutilidade” vira “lqxwlolgdgh”. Tiberius Claudius foi o 4º imperador de Roma, e teorizou que o número em questão era 4. As pessoas que tentavam resolver o mistério aplicaram a cifra de César com deslocamento de 4 posições (usando o conjunto extendido de caracteres ao invés do simples alfabeto) e chegou a uma imagem com a seguinte mensagem: 

"WOOPS – Somente pistas falsas por aqui. Parece que você não consegue adivinhar como se extrai a mensagem."
 
As pessoas então resolveram então analisar a imagem através da técnica da esteganografia, que consiste em esconder mensagens secretas dentro de uma imagem através de mudanças imperceptíveis a olho nu. Descobriram assim um link no Reddit, com postagens embaralhadas e uma sequência de pontos e linhas, além de um “código de livro”, do tipo 1:20, 2:3, 3:5 etc., do tipo que você aplica a algum texto pré-estabelecido e retira (nesse caso) a 20ª letra da 1ª linha, a 3ª letra da 2ª linha, a 5ª letra da 3ª linha e assim por diante. Após mais uma rodada de especulação e esteganografia em imagens encontradas no Reddit, descobriram que os símbolos estranhos, que eram numerais maias, decodificavam as linhas embaralhadas, chegando a um texto sobre o Rei Artur, em linguagem antiquada. Aplicando a “cifra de livro” a esse material, foi revelada uma mensagem dizendo para ligar em um determinado número de telefone, o qual atendia com uma mensagem gravada dizendo: "Muito bem. Você se saiu bem. Há três números primos associados com a imagem original final. 3301 é um deles. Você precisa achar os outros dois. Multiplique todos os três números juntos e adicione um .com para achar o próximo passo. Boa sorte. Adeus."
Em 29 de janeiro de 2015, o último site encontrado que estava offline, voltou à atividade com um arquivo "zipado" em formato de texto contendo código hexadecimal, como o 3301 costuma fazer, do qual podiam ser extraídos após fuçar um pouco em seu código as imagens com o seguinte texto: Um Koan... 
Um homem decidiu ir estudar com um mestre. Ele dirigiu-se à porta deste mestre. “Quem é você, que pretende estudar aqui?” perguntou o mestre. O estudante disse ao mestre seu nome. “Isso não é quem você é, apenas como você é chamado. Quem é você, que pretende estudar aqui?” ele perguntou novamente. O homem pensou por um momento, e respondeu: “Eu sou um professor.” “Isso é o que você faz, não quem você é”, replicou o mestre. “Quem é você, que pretende estudar aqui?” Confuso, o homem pensou um pouco mais. Finalmente, ele respondeu: “Eu sou um ser humano.” “Isso é somente sua espécie, não quem você é. Quem é você, que pretende estudar aqui?” perguntou o mestre de novo. Após um momento de reflexão, o professor respondeu: “Eu sou uma consciência habitando um corpo arbitrário.” “Isso é meramente O QUE você é, não QUEM você é. Quem é você, que pretende estudar aqui?” O homem estava ficando irritado. “Eu sou…” ele começou a dizer, mas não conseguia pensar em mais nada para falar, então se dispersou. Após uma longa pausa, o mestre respondeu “Então você é bem-vindo aos estudos."

Usando esteganografia nas imagens, extraíram a mensagem: “Acreditar na verdade é destruir as possibilidades” e um endereço, que continha informações binárias uma imagem, cujo espaço escuro foi tratado logo em seguida para mostrar outras imagens imperceptíveis a olho nu. Havia um homem no canto que era Grigori Rasputin. O significado disso, e dos números, ainda não foi descoberto. Paralelamente, foi decodificada a informação binária, que correspondia a um trecho de música clássica e duas imagens. Havia, em uma imagem, uma equação faz parte do Teorema da Incompletude de Gödel, o olho é uma pintura de M. C. Escher, e a música é um trecho da Trio Sonata em Sol Maior (BWV 1039), de J. S. Bach. Não é difícil deduzir que isso se conecta com um livro chamado Gödel, Escher, Bach, de Douglas Hofstadter, que era a chave para um código de livro contido também nos dados binários. O endereço conseguido a partir dessa pista levou a mais quatro páginas do “livro” que estava sendo pouco a pouco divulgada pela Cicadacom. Ocultas nas imagens estava um conjunto de instruções para algo que parece ser um teste final, semelhante aos anos anteriores, que envolvia a criação de “quadrados mágicos” cuja soma de todas as linhas ou colunas é a mesma, bem como a criação de um serviço online na Darknet que permitisse a comunicação. Ao fornecer as informações solicitadas, o usuário era direcionado a uma página com um agradecimento, com mais imagens com a seguinte mensagem:

"Um koan: Durante uma lição, o mestre explicou o eu: “O eu é a voz da circunferência,” ele disse. Ao ser questionado por um estudante sobre o que isso queria dizer, o mestre disse: “É uma voz dentro da sua cabeça.” “Eu não tenho uma voz dentro da minha cabeça,” pensou o estudante, e ele ergueu a mão para falar ao mestre. O mestre interrompeu o estudante e disse: “A voz que acabou de dizer que você não tem uma voz em sua cabeça, isso é o eu.” E os estudantes foram iluminados. 

Uma instrução: Questione todas as coisas; Descubra a verdade dentro de você; Siga a sua verdade; Não imponha nada aos outros. Saiba disto: (sequência de números)
Tudo leva a crer que a etapa final levou a um contato direto com a 3301, assim como nos anos anteriores; seja como for, se alguém conseguiu passar para esse estágio, ninguém mandou notícias até o momento. Ainda há muitos de mistérios e pistas não explicadas no quebra-cabeça de 2015. Esses últimos passos têm deixado bem claro o lado filosófico e ideológico da organização. O Liber Primus, nome dado ao livro que surgiu ao longo deste desafio, tem um conteúdo bastante místico, remetendo tanto ao zen-budismo quanto à ideia de questionar tudo e buscar sua própria verdade. O resultado final de todas as quatro rodadas de recrutamento Cicada 3301 ainda é um mistério. Os quebra-cabeças finais conhecidos tornaram-se altamente complexos e individualizados como o jogo se desenrolava. Indivíduos anônimos alegaram ter "vencido", mas a verificação da organização nunca foi feita e os indivíduos que fazem a alegação de não ter sido próximo com informações. Um e-mail teria sido enviado para alguns indivíduos que completaram o quebra-cabeça de 2012, revelando que aqueles que conseguiram resolver os quebra-cabeças foram dados uma avaliação de personalidade. Aqueles que passaram esta fase foram admitidos na organização, embora nada mais se sabe. Atualmente, Cicada 3301 e uma organização que procura indivíduos altamente inteligentes, foi publicado em varios forum da famosa deep web mas foram removidas logo depois, procuram pessoas com a inteligencia maior que a das outras pessoas das rodas anteriores, o recrutamento será refeito e deixaram um link para um site que e o site da Cicada 3301 que e o link: cicada3301.org. Os anos se passam e a cada mensagem,o mistério só aumenta. Pois quem consegue decifrar o código, jamais o revela a sociedade. 
Boa Noite Notívagos...Se Você é Inteligente,3301 Quer te Recrutar...Cicada 3301 é o Nome dado a uma organização enigmática que postou na Deep web um conjunto complexo de quebra-cabeças para recrutar "pessoas altamente inteligentes" da população comum. Nos últimos anos, a cada mês de janeiro vem sendo publicado um puzzle bizarro, por alguém que se chama “3301” e que tem como símbolo uma cigarra. O complexo quebra-cabeça se baseia em elementos de criptografia, matemática, literatura, mensagens ocultas, segurança de dados e filosofia. Pistas físicas têm aparecido em lugares diferentes como Polônia, Hawaii, Espanha, Austrália e Coréia. O misterioso 3301 Diz que os seus enigmas têm a finalidade de encontrar “indivíduos inteligentes”, mas Ele ou Ela não diz o Porque. Muitas pessoas acreditam que esses quebra-cabeças sejam um meio de recrutamento para organizações como a CIA, MI6 ou uma espécie de Seita de Hackers intelectuais. O primeiro enigma começou em 5 de janeiro de 2012, e correu por cerca de um mês. A segunda rodada começou um ano depois, em 4 de janeiro de 2013, e uma terceira rodada, a de 2014 não foi resolvida até agora. Mesmo assim o enigma de 2015 já foi lançado. Acreditam que "Membros" já previam o número de pessoas que entrariam e eram no máximo 7, isso já está relacionado pois 3+3+0+1=7, pelo o que foi divulgado até agora em 2012, 3 pessoas conseguiram e em 2013 idem, até agora ninguém conseguiu a de 2014 ou seja: 0 e a de 2015 supostamente 1 pessoa apenas resolveria, ou seja: 3, 3, 0,1. A intenção declarada era recrutar "pessoas extremamente inteligentes" apresentando uma série de quebra-cabeças que eram para ser resolvido, cada um em ordem, para encontrar o próximo. Novos quebra-cabeças foram publicadas em 4 de janeiro de 2015. Os quebra-cabeças focados fortemente em segurança de dados, como criptografia e esteganografia.
Ele já é chamado de "O Maior Mistério da Internet" e é listado como um dos "Top 5 de mistérios não resolvidos da Internet" pelo The Washington Post, e muita especulação existe como a sua finalidade. Muitos dizem que é uma ferramenta de recrutamento para a NSA , CIA , MI6 , ou um grupo cyber mercenário. Outros afirmaram que é um jogo de realidade alternativa. Já outros afirmaram que ele é executado por um banco que trabalha em criptomoeda. As 8:20 do dia 17 /08/2015 uma nova pista foi deixada através do site cicadab 3301 organização wellkomem. O objetivo declarado dos quebra-cabeças a cada ano tem sido recrutar "pessoas altamente inteligentes", embora o objetivo final permanece desconhecido. Alguns afirmaram que Cicada 3301 é uma sociedade secreta com o objetivo de melhorar a criptografia , privacidade e anonimato. Em 5 de Janeiro de 2012, no fórum 4chan surgiu uma imagem com a seguinte mensagem: Olá. Estamos procurando indivíduos altamente inteligentes. Para encontrá-los, nós criamos um teste. Há uma mensagem oculta dentro desta imagem. Encontre-a, e ela colocará você no caminho para nos encontrar. Estamos ansiosos para conhecer os poucos que conseguirão chegar ao final.
Boa sorte. 3301

Isso deixou os freqüentadores dos fóruns muito curiosos, e aqueles que entendem de criptografia logo tentaram encontrar a mensagem. Para procurar a mensagem que o arquivo de imagem escondia, abriram o texto correspondente ao código dele por exemplo, no Bloco de Notas, e no final havia a seguinte mensagem: 
"TIBERIVS CLAVDIVS CAESAR says “lxxt>33m2mqkyv2gsq3q=w]O2ntk” 
Quem entendia de criptografia lembrou-se que um dos métodos mais clássicos, de codificar mensagens era a Cifra de César, assim chamada porque Júlio César a usava para passar informações confidenciais. Consiste em substituir cada letra ou, nesse caso, caractere pela que estivesse um determinado número de posições à frente no alfabeto. Por exemplo, se o número em questão for 3, a letra A é substituída por D, B por E, etc., e “inutilidade” vira “lqxwlolgdgh”. Tiberius Claudius foi o 4º imperador de Roma, e teorizou que o número em questão era 4. As pessoas que tentavam resolver o mistério aplicaram a cifra de César com deslocamento de 4 posições (usando o conjunto extendido de caracteres ao invés do simples alfabeto) e chegou a uma imagem com a seguinte mensagem: 

"WOOPS – Somente pistas falsas por aqui. Parece que você não consegue adivinhar como se extrai a mensagem."
 
As pessoas então resolveram então analisar a imagem através da técnica da esteganografia, que consiste em esconder mensagens secretas dentro de uma imagem através de mudanças imperceptíveis a olho nu. Descobriram assim um link no Reddit, com postagens embaralhadas e uma sequência de pontos e linhas, além de um “código de livro”, do tipo 1:20, 2:3, 3:5 etc., do tipo que você aplica a algum texto pré-estabelecido e retira (nesse caso) a 20ª letra da 1ª linha, a 3ª letra da 2ª linha, a 5ª letra da 3ª linha e assim por diante. Após mais uma rodada de especulação e esteganografia em imagens encontradas no Reddit, descobriram que os símbolos estranhos, que eram numerais maias, decodificavam as linhas embaralhadas, chegando a um texto sobre o Rei Artur, em linguagem antiquada. Aplicando a “cifra de livro” a esse material, foi revelada uma mensagem dizendo para ligar em um determinado número de telefone, o qual atendia com uma mensagem gravada dizendo: "Muito bem. Você se saiu bem. Há três números primos associados com a imagem original final. 3301 é um deles. Você precisa achar os outros dois. Multiplique todos os três números juntos e adicione um .com para achar o próximo passo. Boa sorte. Adeus."
Em 29 de janeiro de 2015, o último site encontrado que estava offline, voltou à atividade com um arquivo "zipado" em formato de texto contendo código hexadecimal, como o 3301 costuma fazer, do qual podiam ser extraídos após fuçar um pouco em seu código as imagens com o seguinte texto: Um Koan... 
Um homem decidiu ir estudar com um mestre. Ele dirigiu-se à porta deste mestre. “Quem é você, que pretende estudar aqui?” perguntou o mestre. O estudante disse ao mestre seu nome. “Isso não é quem você é, apenas como você é chamado. Quem é você, que pretende estudar aqui?” ele perguntou novamente. O homem pensou por um momento, e respondeu: “Eu sou um professor.” “Isso é o que você faz, não quem você é”, replicou o mestre. “Quem é você, que pretende estudar aqui?” Confuso, o homem pensou um pouco mais. Finalmente, ele respondeu: “Eu sou um ser humano.” “Isso é somente sua espécie, não quem você é. Quem é você, que pretende estudar aqui?” perguntou o mestre de novo. Após um momento de reflexão, o professor respondeu: “Eu sou uma consciência habitando um corpo arbitrário.” “Isso é meramente O QUE você é, não QUEM você é. Quem é você, que pretende estudar aqui?” O homem estava ficando irritado. “Eu sou…” ele começou a dizer, mas não conseguia pensar em mais nada para falar, então se dispersou. Após uma longa pausa, o mestre respondeu “Então você é bem-vindo aos estudos."

Usando esteganografia nas imagens, extraíram a mensagem: “Acreditar na verdade é destruir as possibilidades” e um endereço, que continha informações binárias uma imagem, cujo espaço escuro foi tratado logo em seguida para mostrar outras imagens imperceptíveis a olho nu. Havia um homem no canto que era Grigori Rasputin. O significado disso, e dos números, ainda não foi descoberto. Paralelamente, foi decodificada a informação binária, que correspondia a um trecho de música clássica e duas imagens. Havia, em uma imagem, uma equação faz parte do Teorema da Incompletude de Gödel, o olho é uma pintura de M. C. Escher, e a música é um trecho da Trio Sonata em Sol Maior (BWV 1039), de J. S. Bach. Não é difícil deduzir que isso se conecta com um livro chamado Gödel, Escher, Bach, de Douglas Hofstadter, que era a chave para um código de livro contido também nos dados binários. O endereço conseguido a partir dessa pista levou a mais quatro páginas do “livro” que estava sendo pouco a pouco divulgada pela Cicadacom. Ocultas nas imagens estava um conjunto de instruções para algo que parece ser um teste final, semelhante aos anos anteriores, que envolvia a criação de “quadrados mágicos” cuja soma de todas as linhas ou colunas é a mesma, bem como a criação de um serviço online na Darknet que permitisse a comunicação. Ao fornecer as informações solicitadas, o usuário era direcionado a uma página com um agradecimento, com mais imagens com a seguinte mensagem:

"Um koan: Durante uma lição, o mestre explicou o eu: “O eu é a voz da circunferência,” ele disse. Ao ser questionado por um estudante sobre o que isso queria dizer, o mestre disse: “É uma voz dentro da sua cabeça.” “Eu não tenho uma voz dentro da minha cabeça,” pensou o estudante, e ele ergueu a mão para falar ao mestre. O mestre interrompeu o estudante e disse: “A voz que acabou de dizer que você não tem uma voz em sua cabeça, isso é o eu.” E os estudantes foram iluminados. 

Uma instrução: Questione todas as coisas; Descubra a verdade dentro de você; Siga a sua verdade; Não imponha nada aos outros. Saiba disto: (sequência de números)
Tudo leva a crer que a etapa final levou a um contato direto com a 3301, assim como nos anos anteriores; seja como for, se alguém conseguiu passar para esse estágio, ninguém mandou notícias até o momento. Ainda há muitos de mistérios e pistas não explicadas no quebra-cabeça de 2015. Esses últimos passos têm deixado bem claro o lado filosófico e ideológico da organização. O Liber Primus, nome dado ao livro que surgiu ao longo deste desafio, tem um conteúdo bastante místico, remetendo tanto ao zen-budismo quanto à ideia de questionar tudo e buscar sua própria verdade. O resultado final de todas as quatro rodadas de recrutamento Cicada 3301 ainda é um mistério. Os quebra-cabeças finais conhecidos tornaram-se altamente complexos e individualizados como o jogo se desenrolava. Indivíduos anônimos alegaram ter "vencido", mas a verificação da organização nunca foi feita e os indivíduos que fazem a alegação de não ter sido próximo com informações. Um e-mail teria sido enviado para alguns indivíduos que completaram o quebra-cabeça de 2012, revelando que aqueles que conseguiram resolver os quebra-cabeças foram dados uma avaliação de personalidade. Aqueles que passaram esta fase foram admitidos na organização, embora nada mais se sabe. Atualmente, Cicada 3301 e uma organização que procura indivíduos altamente inteligentes, foi publicado em varios forum da famosa deep web mas foram removidas logo depois, procuram pessoas com a inteligencia maior que a das outras pessoas das rodas anteriores, o recrutamento será refeito e deixaram um link para um site que e o site da Cicada 3301 que e o link: cicada3301.org. Os anos se passam e a cada mensagem,o mistério só aumenta. Pois quem consegue decifrar o código, jamais o revela a sociedade. 

Nenhum comentário: