quinta-feira, 23 de março de 2017

CIXI A IMPERATRIZ DE FERRO TSEU-HI

Fala Galera...As Feministas Modernas Tinham O Dever De Saber Quem era Tseu-Hi ou Cixi a Imperatriz Viúva. Embora A Própria China Tente Esconder Sua Importância na Historia, O Reinado De Tseu-Hi Transformou a China Para Sempre, E se Hoje Eles São Super Potentes e Influentes é Graças A Ela. Muitas representações contemporâneas de Cixi a representam como Uma Reacionária brutal ou Ninfomaníaca sádica. É fato que por ciúmes, Ela atirou a concubina favorita do filho em um poço. Por outro lado, nenhum outro monarca chinês se preocupava como ela no combate a fome e na introdução de técnicas modernas para melhoria da qualidade de vida. A Imperatriz Viúva Cixi Tomou o poder e transformou a China medieval em um país moderno. Algo inimaginável dentro de um país com um conservadorismo milenar em relação ao papel secundário reservado às mulheres. Ela aboliu práticas cruéis como a deformação dos pés das mulheres Han e da morte pelos mil cortes. Muito menos enfrentou os enormes desafios como ela. Não há dúvidas, que a Era de Cixi foi um período extraordinário na China. Imperatriz Viúva Tseu-Hi,Nascida Em 29 de novembro de 1835 Na Cidade Proibida, Em Pequim. Também conhecida como Imperatriz Cixi ou Imperatriz, foi uma poderosa e carismática mulher que de fato, embora não oficialmente, governou a China da Dinastia Qing durante 47 anos, de 1861 até à sua morte em 15 de novembro de 1908. Ela era uma das concubinas de status inferior do Imperador Xianfeng quando, em 1856, deu à Luz aquele que viria a ser seu único filho, Imperador Tongzhi. Quando o garoto tinha seis anos de idade o pai morreu e ele tornou-se Imperador, mas poucos meses depois um golpe de estado levou Cixi a assumir o poder de fato. Seu governo a princípio tentou combater a corrupção endêmica no país, mas foi marcado pela ocorrência de grandes levantes populares, que devastaram províncias tanto do norte como do sul e foram sufocados com grande brutalidade.
Tseu-Hi Foi o último governante imperial verdadeiro. Apesar de não ter um mandato formal por ser uma mulher, ela eliminou os regentes indicados pelo marido e deu um golpe de Estado e enfrentou revoltas populares, guerras contra potências imperialistas estrangeiras e grupos conservadores que desejavam impedir a modernização da China. Até o fim da sua vida, ela garantiu a sobrevivência da dinastia Manchu e indicou seu sucessor, Pu Yi que foi coroado aos dois anos de idade e que seria o último imperador. Seu Maior Empecilho Foi a Ajuda Ao Levante dos Boxers De 1900 a 1901. Ele Teve estímulo oficial da Imperatriz e de funcionários do governo, em apoio a uma sociedade secreta de praticantes de artes marciais, que lutavam para expulsar todos os estrangeiros do território chinês. O incidente culminou com a intervenção de uma força militar internacional que ocupou e saqueou Pequim, provocando enorme quantidade de baixas entre a população. Estima-se que cerca de 12.000.000 de pessoas foram mortas durante sua dinastia. A imperatriz Viúva controlou a China com mão de ferro durante seus quase meio século de governo. Abafou a rebelião popular Taiping que assolava o interior do país por mais de uma década e matou mais de 20 milhões de pessoas. As derrotas humilhantes que os ingleses impuseram à China durante a Guerra do Ópio com o imperador anterior, demonstraram para Cixi a necessidade de modernizar o país que era considerado um dos mais fechados e xenófobos do mundo.
Ela Trouxe ao país inovações como as primeiras linhas férreas, envio de embaixadores, telégrafo, eletricidade, ruas pavimentadas, rede de esgoto e até mesmo uma bandeira nacional. Equipou o exército e marinha chinesa com tecnologia modernas. Entretanto, essas ações não impediram ataques e guerras contra potências imperialistas como a Inglaterra, Estados Unidos, França, Alemanha, Império Austro-húngaro, Itália, Japão e Rússia, desejosas em aumentar sua influência no oriente e ter acesso aos recursos naturais e o inexplorado mercado consumidor chinês. A contragosto, ela patrocinou a Revolta dos Boxers para tentar conter a influência estrangeira. O levante foi um movimento popular antiocidental e anticristão na China, que causou massacres de cristãos e estrangeiros que acirrou mais os ânimos das potências estrangeiras para uma intervenção no país. Para derrotar a China, foi composta a Aliança dos Oito com 20 mil soldados russos, americanos, britânicos, franceses, japoneses, alemães, do Império Austro-húngaro e italiano que foi enviada para ocupar a sede imperial em Pequim. Com a queda da cidade em 14 de agosto de 1900, as forças estrangeiras impuseram pesadas indenizações em dinheiro, além de maiores direitos sobre a China. Cixi salvou a dinastia aceitando a liquidação das sociedades secretas de onde se originaram os Boxers,e o pagamento de uma indenização de guerra. Depois dessa brutal intervenção militar, o orgulhoso e fechado Império Celestial definitivamente tornou-se a "colônia de todas as metrópoles".
Enfim Galera...Tseu-Hi ou Cixi Foi Uma Mulher Única, De concubina a imperatriz do maior reino do oriente. Ofertada aos 16 anos como concubina de segunda classe para o imperador, Cixi era filha de servidores públicos Manchu em um país que adotava práticas milenares que pregavam a separação das mulheres na vida social e na política. O salto na sua carreira ocorreu quando ela teve o único filho homem antes do imperador morrer em 1861. Por ser mulher, não podia ir a Cidade Proibida, mas conseguiu articular um golpe de Estado e eliminou todos os seus adversários seja através de subornos e títulos, seja através de métodos violentos.A China Não Seria Tão Poderosa Hoje,Se Não Fosse Por Ela.Vlw Galera Ate.
Postar um comentário