segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

WILLY WONKA E A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE DE 1971


BOA NOITE NOTÍVAGOS...UM DOS MEU FILMES FAVORITOS É A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE DE 1971,POR QUE NELE MOSTRA QUE NADA É IMPOSSÍVEL PRA QUEM TEM FÉ E ACREDITA DE VERDADE,ALÉM DIZER COMO AS CRIANÇAS SÃO MAL INFLUENCIADAS E PRESSIONADAS POR ALGUNS TIPOS DE PAIS,O FILME CONTA EMOCIONANTE HISTORIA DE CHARLIE BUCKET UM MENINO POBRE E MUITO SONHADOR QUE DESEJA MAIS QUE TUDO SER UM DOS ESCOLHIDOS EM UM CONCURSO MUNDIAL DE UMA MISTERIOSA FABRICA DE CHOCOLATE. ESSE FILME MARCOU MUITO A MINHA INFÂNCIA,PELAS IMPORTANTE MENSAGENS QUE PASSA AS CRIANÇAS,A MORAL DO FILME É NÍTIDA: QUE CRIANÇAS MALCRIADAS,CRESCEM PESSOAS RUINS,E CRIANÇAS BOAS SEMPRE GANHAM E REALIZAM SEUS SONHOS,JÁ AS CRIANÇAS RUINS SEMPRE PERDEM E NUNCA CONSEGUEM CUMPRIR SEU OBJETIVO NA VIDA. E EMBORA O FILME TENHA UM REMAKE MAIS REALISTA FEITO EM 2005,A VERSÃO DE 1971 É MAIS CRIATIVA, CATIVANTE,E FANTASIOSA ASSIM COM SÃO TODAS AS CRIANÇAS...O FILME É BASEADO NA FAMOSA OBRA INFANTIL DE ROALD DAHL ESCRITO EM 1964,E UM PONTO MARCANTE É AS PERSONALIDADES DAS CRIANÇAS,ONDE SÃO APONTADAS OS MAIORES DEFEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAQUELA ÉPOCA,E NO REMAKE DE 2005 APONTAM A DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA...
 
 
O SONHO DE CHARLIE BUCKET: 
Charlie Bucket, um menino sonhador, de uma família pobre, vive com seus pais e avós idosos em uma casa humilde. Destes quatro, especialmente vovô Joe, ouve histórias sobre o candymaker Willy Wonka e da sua fábrica de chocolate que ele construiu. Seu avô Joe sabe muita coisa sobre a fábrica da Wonka. À medida que o tempo passou, Wonka começou a suspeitar que houvesse espiões a roubar suas receitas e dar para as empresas rivais,ele despediu todos os seus trabalhadores e anunciou que ele estava saindo do negócio para sempre. Misteriosamente anos depois A fábrica retomada as operações, mas as portas ainda estão fechadas e ninguém sabe quem trabalha lá dentro para Wonka. A surpresa é quando Wonka faz um concurso mundial, no qual cinco bilhetes dourados estão escondidos em seus chocolates, o prêmio para quem encontrá-los é um dia de turnê dentro da sua magnífica fábrica. O pobre e sonhador Charlie bucket e quatro outras diferentes crianças: O guloso e ansioso Augustus Gloop, a mimada e arrogante Veruca Salt, a desbocada e competitiva Violet Beauregarde e o imperativo e obcecado por tecnologia Mike Teavee. vão tentar ganhar o concurso durante a deliciosa turnê liderada por Wonka.
Acompanhados pelos seus influentes pais, conforme o grupo muda de sala para sala, uma criança após a outra cai nos seus vícios e é removida da fabrica. Os Oompa Loopas, os trabalhadores anões da fábrica, vindos de Loopalândia, cantam canções de ensinamentos enquanto as crianças desaparecem por seu mau comportamento.
A FÁBRICA DE CHOCOLATE:
Charlie and the Chocolate Factory no Brasil: A Fantástica Fábrica de Chocolate é um livro infantil do escritor galês Roald Dahl, escrito em 1964. O livro é conhecido por sua linguagem fácil e espontânea, bem como por suas detalhadas descrições. Há quem o descreva como um livro de ficção científica para crianças. A história já mereceu duas adaptações para o cinema. Charlie e a Fábrica de Chocolate foi lançado em 1964 nos Estados Unidos e obteve grande sucesso nas livrarias. Isso levou o diretor Mel Stuart a filmá-lo em 1971, com adaptação para o cinema feito pelo próprio escritor. Essa primeira versão para o cinema teve Gene Wilder como Sr. Wonka. A última transposição do conto para a tela foi com o filme homônimo do diretor Tim Burton, com o ator Johnny Depp no papel de Willy Wonka, que foi lançado em 2005. Willy Wonka and the Chocolate Factory: A adaptação de 1971 não se manteve totalmente fiel ao livro. No filme não existe a figura do pai de Charlie, e nem se sabe se ele está morto ou se saiu de casa. O roteiro introduz cenas ao redor do mundo da frenética corrida pelos bilhetes premiados, adicionando um humor mais maduro à narrativa. Também são dadas nacionalidades aos personagens, sendo dois americanos Michael e Violet, uma britânica Veruca, e um alemão ocidental Augustus. A localização da fábrica e a nacionalidade de Charlie permanecem desconhecidas. A ação dentro da fábrica se mantém praticamente a mesma, com a adição de um problema moral que Charlie e seu avô precisaram resolver para ganhar o prêmio. Charlie and the Chocolate Factory: Dirigido por Tim Burton, o filme de 2005 se manteve mais fiel ao livro em termos de narrativa.
A família de Charlie aparece completa, assim como são mostradas as histórias que Grandpa Joe conta a Charlie sobre o Sr. Wonka. Ainda assim há um diálogo com o filme de 71, como por exemplo, a maneira que as personagem se apresentam e suas diferentes nacionalidades. Na versão de 2005 Também é feita uma história paralela explicando o desconhecido passado de Willy Wonka.
 
É comum na obra de Dahl a presença de canções e essa característica foi mantida nos dois filmes, apesar de somente no primeiro filme uma das canções do livro ter sido utilizada. As canções no livro e no primeiro filme, em especial as dos funcionários da fábrica, os Oompa-Loompas, se assemelham as nurserys rhimes inglesas, com estrofes fáceis, um ritmo simples e constante e uma lição de moral. Esse aspecto muda na nova versão, em que cada canção possui um ritmo próprio, com uma estrutura mais moderna. Também houve mudanças em pequenos detalhes na narrativa entre os dois filmes. No primeiro filme, vovô Joe cede o dinheiro do seu cigarro para Charlie comprar um chocolate, o que não acontece no segundo filme. O personagem Mike Teavee Também sofre mudanças: no primeiro filme ele era um menino imperativo viciado em televisão e em filmes violentos, até pedindo um revolver para o pai, que o dará quando ele completar 12 anos, na versão de 2005, Mike é um menino superdotado viciado em videogames e tecnologia, cujo defeito é a grande arrogância. O roteiro também apresenta questões que fazem sentido em sua época. Se no filme de 71 são apresentadas cenas de humor para temperar a busca pelos bilhetes, no de 2005 é apresentada uma história de vida de Wonka.
A ORIGEM DA CRIAÇÃO:  
O escritor da obra Roald Dahl bascido em 13 de Setembro de 1916 em falecido em 23 de Novembro de 1990,se tornou um dos escritores mais vendidos no mundo. É conhecido principalmente por seus livros infantis alem de A Fantástica Fábrica de Chocolate. Os livros: Matilda, As Bruxas e James e o Pêssego Gigante também foram transformados em filmes. Na época a Warner Bros Considerou o papel de Willy Wonka atores como: Robin Williams, Nicolas Cage, Steve Martin, Jim Carrey, Christopher Walken, Brad Pitt, Will Smith e Adam Sandler.mas o diretor Tim Burton decretou que Willy Wonka seria Johnny Depp. A história foi originalmente inspirada em fatos reais pela experiência que Roald Dahl viveu em sua infância, onde durante seus tempos de escola. Uma famosa empresa de chocolates chamada: Cadbury costumava enviar pacotes de teste para os alunos em troca de suas opiniões sobre os novos produtos. Naquele tempo em torno da década de 1920, a fabrica Cadbury e a fabrica Rowntree que eram os dois maiores fabricantes de chocolate da Inglaterra, travavam uma grande disputa comercial, muitas vezes elas tentaram roubar os segredos das receitas uma da outra, para isso eles enviavam espiões como empregados para as fábricas. Devido a esse sigilo muitas vezes foram elaboradas gigantescas máquinas nas fábricas. E isso inspirou o escritor Roald Dahl escrever a fantástica história de como seria essas misteriosas fabricas de chocolate por dentro. 
ENFIM GALERA...NUNCA DEIXEM DE SONHAR,EU ACHEI A NOVA VERSÃO DE 2005 UMA PORCARIA,E MUITO SEM GRAÇA,ALÉM DA ATUAÇÃO ESTRANHA E FORÇADA DE JOHNNY DEPP. E COM TODA A CERTEZA A MINHA INFÂNCIA NÃO SERIA MESMA SEM TER ASSISTIDO ESSE COMOVENTE FILME DE 1971,MAS SE VCS AINDA NÃO SE ENCANTARAM COM ESSA MÁGICA HISTORIA, TA AI OS TRAILERS DAS DUAS VERSÕES DO FILME A FANTÁSTICA FABRICA DE CHOCOLATE,A EMOCIONANTE DE 1971 DIRIGIDA POR MEL STUART E A CHATA DE 2005 DIRIGIDA POR TIM BURTON,VLW GALERA ATE:
 
= Filme Willy Wonka and the Chocolate Factory de 1971:


= Filme Charlie and the Chocolate Factory de 2005:


Nenhum comentário: