segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Sociedade B Os Notívagos

 
Boa Noite Notívagos...O Livro de Till Roenneberg,um Pesquisador da Ludwig Maximilians Universität da Alemanha, confirmou o que muitos já desconfiavam, mas Ninguém tentava descobrir sobre a Cronobiologia Moderna. E o seu Livro chamado: INTERNAL TIME. Deu origem ao que hoje Chamamos de Notívagos. Os Notívagos Trocam o Dia pela Noite, Mas isso Não é Preguiça, Nem Insônia. Os Notívagos preferem trabalhar, estudar e se divertir enquanto o Mundo Dorme. E Segundo pesquisas recentes de 5% a 7% da população Brasileira é Notívaga. E Diferentemente dos Insones, os Notívagos Dormem bem e são bastante produtivos quando conseguem seguir seu relógio Biológico. O padrão mais comum da população Mundial, são pessoas que acordam pela manhã, rendem durante o Dia e dormem durante a Noite. Já os Notívagos acordam Tarde e muitas vezes ficam despertos até às 6h da manhã. Eles se prejudicam socialmente por terem um relógio Biológico muito diferente do horário comercial. Os especialistas em Cronobiologia, dizem que os problemas começam com alterações do humor, do sono, na digestão, podendo causar até hipertensão.
 
Uma equipe cientifica já identificou uma mutação genética que afeta o relógio interno do corpo, e essa mutação explica por que razão várias pessoas só conseguem adormecer tarde da Noite em plena madrugada. Em um trabalho publicado na revista Science, os cientistas relatam sobre a mutação genética, chamada de "Pós-Hora", que afeta o nosso Relógio Biológico e pode ajudar a explicar por que algumas pessoas são consideradas notívagas, pois elas só conseguem dormir nas primeiras horas da manhã. Isso Significa que para os Notívagos o metabolismo corporal, que é a forma que o corpo gerencia nossa energia vital, está regulado para uma atividade predominantemente Noturna. Nossas funções, ritmo, disposição, estariam todos mais dispostos nessa parte do Dia. E não é que só funcione à noite, mas o organismo se integra melhor com a atmosfera da Noturna. Assim como os Morcegos, e outros animais Noturnos, que têm o seu organismo totalmente voltado para a Noite e só dormem durante o Dia. Os Notívagos, Também Produzem mais durante a noite e descansam de Dia. A pessoa notívaga se sente muito melhor à Noite que de Dia, trabalhando Melhor, estudando mais, criando melhor, pensando mais claramente, e não entende como é que alguém pode estar Feliz E desposto acordando às sete da manhã. Segundo um Estudo publicado na Harvard Business Review, quem gosta de acordar cedo, desfrutaria de vantagens Profissionais por ter maior capacidade Produtiva. Diferente dos notívagos, que pela pesquisa, são considerados muito mais criativos. Pois existe hora marcada para a Produtividade e outra para a Criatividade. Essa é a opinião de muitos neurologistas especialistas em medicina do sono. Antes de entrar no mercado de trabalho, Também é muito importante, a própria pessoa saber se ela é mais produtiva no período Matutino ou Vespertino.

Os Notívagos não são insones. Por isso o maior problema Deles é a obrigação de se adaptar à rotina Diurna. Os Notívagos extremos passam por uma maior privação de sono, porque Dormem tarde, mas acabam tendo que acordar muito cedo. Cientistas afirmam que o melhor é a pessoa tentar ajustar sua vida social conforme seu Ritmo biológico, como por exemplo. Arrumar Trabalhos mais Flexíveis e estudar à tarde. Cientistas concluíram,que São três fatores que regulam o Relógio Biológico: a Genética, a Exposição à Luz, e a Disciplina com hábitos para dormir.
As evidências atuais apontam para a interação entre fatores genéticos e influências ambientais, tudo numa proporção ainda não identificada e que obviamente não seja a mesma para todos. A prova disso são os adolescentes que tendem a se tornarem vespertinos transitoriamente, e muitos são injustamente considerados preguiçoso. A primeira coisa a fazer é ajustar o relógio biológico com a luz. Um vespertino extremo precisa se expor à Luz solar naturalmente no início da manhã. Na população brasileira, 5% a 7% são vespertinos, tendo à mesma proporção de Matutinos. 

Poema Notívago: 
Os Notívagos são filhos da noite e irmãos da Madrugada 
Enquanto o mundo dorme, Ele desperta...
Enquanto o mundo sonha, Ele vira poeta...
Enquanto o mundo acorda, ele adormece junto com as estrelas
A Suécia criou uma nova revolução social, com a chamada: Sociedade B. Uma sociedade que leva em conta os diferentes ritmos biológicos das pessoas. Para assim introduzir horários alternativos de funcionamento de escolas, locais de trabalho, universidades e organizações diversas. O B-Samfundet teve origem na Dinamarca, Mas a Sociedade B foi introduzida na Noruega, na Finlândia, e na Grã-Bretanha. A Sociedade B se baseia em pesquisas científicas que indicam que cada indivíduo tem seu próprio ritmo biológico, um Relógio interno que é geneticamente determinado. As pesquisas concluem que uma pessoa B possui um ritmo interno de 25 a 27 horas, enquanto o de uma pessoa A tem um ciclo de 23 horas. As pessoas B são mais produtivas no final do dia e têm dificuldades em despertar de manhã cedo, que é quando as pessoas A são mais ativas. Eles debatem um movimento sobre a criação de uma sociedade de horários mais flexíveis, com maior equilíbrio entre trabalho e lazer, e a melhor qualidade de vida. A sociedade B destaca que os diferentes ritmos biológicos é uma realidade nas escolas do mundo todo, onde um grande número de crianças e adolescentes tem dificuldades de concentração pela manhã. Significa que esses alunos não têm exatamente preguiça de levantar para ir à escola, eles são apenas pessoas B. O movimento B também já lançou o primeiro website direcionado à oferta e busca de empregos para pessoas Notívagas. Cientistas especializados em Cronobiologia,estudam e provam que o fato de você não ser produtivo nas primeiras horas da manhã não tem absolutamente nada a ver com preguiça. Pois existe algo chamado Ritmo Circadiano, e cada um tem o seu, e é ele que basicamente determina se você é daqueles que acorda às sete da manhã sorrindo e disposto, ou ao meio dia reclamando e indisposto. O Ritmo circadiano designa o período de aproximadamente 24 horas, no qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre Dia e Noite.
O ritmo circadiano regula todos os ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, a digestão, o Sono, a renovação das células e o controle da temperatura do corpo. Já existe uma comunidade B-Society, vem lutando para que pessoas que não conseguem se adequar ao esquema de 8 da amanhã às 18 da tarde possam enfim se encaixar na sociedade moderna. A organização B-Society espalha essa revolucionaria idéia pelo mundo afora. Embora criada na Dinamarca em dezembro de 2007, hoje o movimento possui membros em mais de 50 países. Toda essa criação foi baseada na pesquisa de Till Roenneberg,um Pesquisador da Ludwig Maximilians Universität de Munique, na Alemanha, sobre Cronobiologia. Roenneberg mapeou os ritmos circadianos de mais de 125.000 pessoas e o resultado disso se transformou em um inovador Livro chamado: INTERNAL TIME.
A conclusão foi que, os seres humanos têm os ritmos circadianos diferentes uns dos outros. E ele que determina quando você prefere estar acordado ou prefere estar dormindo. Ele é controlado pelo chamado "Genes Tic-Tac". Um deles é o Per3-gene, descoberto pelo pesquisador Simon N. Archer. O ritmo circadiano pode mudar durante a sua vida. O site b-society.org está lotado de explicações detalhadas de como pessoas B e pessoas A podem conviver em tranquilamente. A Sociedade B defende que empresas e escolas adotem horários vespertinos,e as organizações no mundo começam a ficar mais atentas aos diferentes perfis de produtividade das pessoas. Thomas Edison passava horas de madrugada em seu escritório até inventar a lâmpada elétrica. O fundador da Microsoft, Bill Gates, e o presidente americano, Barack Obama, já declararam que, apesar de exercerem atividades pela manhã, são muito mais produtivos à noite. Obama se auto Definiu como coruja, devido à sua preferência. E assim como eles, há muitos outros indivíduos ao redor do mundo que também rendem melhor no período vespertino. Por isso, as empresas e escolas devem oferecer horários alternativos. pois a produtividade do empregado  seria melhor aproveitada pela empresa. Cientistas afirmam que deixar o funcionário trabalhar dentro do seu relógio interno evita problemas de saúde, como irritabilidade, depressão, estresse e uso de remédios para repor a falta de sono. Seria bem melhor para funcionários e empresas. Na Europa, há vários testes sendo realizados com a flexibilização de horários. No Brasil algumas empresas começam a dar mais atenção aos diferentes perfis de produtividade de seus funcionários. A Sociedade B foi fundada em 2007 na Dinamarca, e chegou ao Brasil em 2012. E atualmente a USP - Universidade de São Paulo, Já realiza avançados estudos de Cronobiologia, onde se percebe que há diferenças de sistema de Temporização para cada pessoa.

Nenhum comentário: